Hum… Homens Na Cozinha

Eles cozinham, te servem e ainda lavam a louça. Como trabalham os cozinheiros do Brasil.

POR SARA MARTINS E BETANIA DE LIMA

Quando se fala em cozinha, panelas, receitas e ingredientes, é comum formar-se a idéia de uma mulher, uma dona de casa de avental pilotando um fogão. Porém, esse paradigma não passa de um equívoco. Os homens estão na cozinha há muito mais tempo do que as mulheres.Antigamente os banquetes que a realeza oferecia aos nobres eram muito mais do que um simples jantar de luxo, era uma verdadeira obra de arte. Para cada um deles demandava no mínimo dois meses de preparação. Era preciso carregar muito peso, além de abater animais e mexer com sangue. A culinária nunca fora serviço para mulheres.

O que sempre separou os homens das mulheres na cozinha foi o quesito da arte. “Existe uma grande diferença entre a arte da receita e a arte da gastronomia, as mulheres se encaixam na primeira, que é a culinária sem técnica, sem regras, é praticamente instinto. Uma pitadinha aqui, uma salpicadinha ali. Já os homens estão concentrados na segunda arte, cheia de técnicas, hierarquia dos ingredientes e tempo determinado.” Afirma Thiago Stocco, 22, estudante de gastronomia na FAENAC.

O Brasil tem dado mais atenção à gastronomia nos últimos anos. O evento Casa Boa Mesa, que aconteceu no mês de setembro, entre os dias 10 e 30 no Jockey Club em São Paulo, é uma demonstração disso. Chefs de todo o Brasil davam aulas de gastronomia, ensinavam truques e composições dos alimentos.

Gerson Camargo, 38 anos, especializado em confeitaria e pães, trabalhou no evento, dando oficina de preparação de bolos. Para ele a regra número um para qualquer um que queira se aventurar na cozinha é: “muito amor, carinho e paciência em tudo o que você fizer.” Camargo se interessou pela cozinha aos 12 anos de idade. “Quando estamos predestinados, tudo conspira para te levar ao lugar certo”.

Stocco conta como tomou gosto pela cozinha, aos 7 anos. Um dia cheguei em casa morrendo de fome, minha mãe não estava, peguei um frigideira enchi de óleo, liguei todas as bocas do fogão e fritei um ovo. O negócio quase explodiu, mas até que o ovo ficou bom”.

Entre os amigos e a namorada, ele é sempre quem cozinha. Não que isso seja um problema, pelo contrário, ele sente prazer em servir e em ver que comem com prazer aquilo que prepara: “Quando você come, o faz por dois motivos: por prazer ou por necessidade. Quando você cozinha por necessidade, alimenta somente o corpo, quando é por prazer, amor, a comida alimenta a alma”. Filosofa o jovem, que sonha em ser Chef em cruzeiros europeus.

Como Stocco, Glauco Morato, 23 anos, estagiário do quarto semestre da FEANAC, começou a se interessar pela cozinha cedo, aos 14 anos. Teve grande influência da mãe, que tinha um restaurante por kilo. Morato explica que o mercado está se expandindo a cada ano, com um leque de possibilidades se abrindo. Ele trabalha para conseguir abrir um restaurante de comida mexicana, que é a sua especialidade.

Na visão das mulheres, Sabrina Oliveira, estudante de arquitetura da universidade do Ibirapuera, 23 anos, admira o trabalho dos homens na cozinha e aponta o ainda existente preconceito. “É super charmoso, normalmente homens que cozinham não fazem por obrigação, mas porque realmente gostam. Acho muito bonito. Também acho que existe esse preconceito entre homens e mulheres. Pode reparar em programas de televisão, é sempre uma mulher bem mais velha, ou até uma avó mesmo, quando são homens existe um certo requinte”.

Esse preconceito gera também estereótipos, como na visão de Morato: “Nessa área ou o Chef é bem louco ou então é gay. E eu sou bem louco, viu.” Brinca. De qualquer jeito, gays, loucos ou charmosos, homens na cozinha dão um sabor todo especial. Vocês não acham?

Anúncios

~ por aconteceonline em outubro 30, 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: