Terceira idade Online

Seja para se comunicar ou conhecer um mundo novo, a internet já é uma opção para os idosos

POR CAMILA CAPUTTI

O mundo está repleto de novos adventos, a cada dia uma nova tecnologia bate a nossa porta. As gerações mais jovens recebem com facilidades as mudanças, mas a terceira idade demora um pouco para se adaptar. E algumas questões como a falta de paciência, o medo e muitas vezes o custo atrapalham ainda mais essa adaptação.

O idoso de hoje tem uma vontade de conhecer o novo, uma disposição impressionante, mas além das dificuldades motoras e alguns problemas de visão, o medo também os inibe, conta a professora de informática da UATU, Universidade Aberta do Tempo Livre, Alice Mayumi Kotani, “Eles têm muito medo de estragar alguma coisa, ficam com receio e muitas vezes a família que transmite isso.”.

Para socializar e aproveitar melhor o tempo, muitos idosos procuram as aulas de informática, e a professora ainda comenta que além do e-mail, muitos alunos querem aprender a usar o MSN e o SKYPE, para poder comunicar-se com a família que está distante.

E foi o que aconteceu com a aposentada goiana Luiza Dias de Oliveira, 69, que tem uma neta morando na capital paulista. “Sofri muito com a falta da minha neta Mariana depois de sua ida para São Paulo, então procurei uma maneira mais fácil e mais econômica de estar perto dela.”, diz a aposentada, que hoje tem e-mail, e fala com a neta quase todos os dias por MSN. Luiza ainda confessa que demorou um pouco a aprender a mexer no computador com medo de deletar tudo que já estava salvo, mas que nunca se sentiu excluída por não saber.

“Sinto-me meio analfabeta”, declara Naide Gaspar Rezende, 72. Ela foi professora quando mais nova e hoje fala isso quando se trata de computação. A aposenta já se inscreveu em uma escola de seu bairro, mas por causa da saúde do marido teve que desistir, além disso, ela falou que era muito caro, e que com certeza não iria conseguir pagar. Naide ainda não desistiu, disse que assim que puder vai voltar na escola e se inscrever novamente, a vontade de conhecer o mundo mesmo dentro de casa é muito maior do que alguns probleminhas. “Gosto muito de geografia e história e acho que posso conhecer muito coisa através do computador.”, revela.

Uma coisa é unânime a todos, as novas tecnologias, computador e internet vieram para deixar o mundo mais fácil e aproximar as pessoas, basta um esforço e todos vão ter acesso a essas facilidades.

Anúncios

~ por aconteceonline em outubro 30, 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: